Famosa e respeitada, a uva Chardonay não só arrasta ao delírio os maiores entusiastas de vinhos, como também seus apreciadores mais recentes.

 

Enraizada nos belos solos da região da Borgonha, na França, essa cepa premiada possui uma adaptação extraordinária a diversos tipos de climas e solos, o que lhe rende uma variedade exótica de tons e personalidades.

 

Ao lado da Sauvignon Blanc, a Chardonay compõe a elite das uvas produtoras de vinho branco, sendo facilmente confundida com o próprio vinho, tamanha a sua difusão ao redor do mundo.

 

Com um currículo desses, esse artigo é todo dedicado a ela.

 

Veja a seguir como e onde surgiu essa cepa e entenda todo o fascínio a ela devotado.

 

 

 

Fabriqué en Bourgogne: Direto da Borgonha para o Mundo

 

Foi nos solos fofos e argilosos da Borgonha que a Chardonay iniciou sua história de requinte.

 

Sob o calcário, o giz e a argila, a cepa que se originou do cruzamento entre as uvas Pinot Blanc e Gouais, começava a germinar, silenciosamente.A proximidade entre as plantações permitiu o seu cruzamento espontâneo, e por volta do século XIII ela foi admitida como uma variedade vinífera.

 

O nome Chardonay lhe foi dado em homenagem a uma aldeia homônima, localizada em Mâcon, que é uma região da Borgonha. Acredita-se que os monges cistercienses começaram a cultivar essa variedade por volta de 1330, objetivando a produção massiva e a distribuição do vinho resultante dessa produção.

 

 

Chardonay: Personalidade para Todos os Paladares

 

Não é de hoje que sabemos que nem todas as frutas podem ser cultivadas em qualquer solo ou submeter-se a qualquer clima sem sofrer danos.

 

Eis aí mais uma forte e marcante característica dessa variedade de uvas. Cada vinho Chardonay é intensamente marcado e influenciado pelo terroir que abrigou aquela casta.

 

Ora, essa é uma variedade que pode ser cultivada em praticamente todo o mundo, e por se desenvolver em diferentes microclimas e solos, agregará para si características próprias de cada um desses lugares.

 

Por exemplo, em climas mais frios, a uva produzirá vinhos de médio corpo, predominantemente mais duros do que vinhos feitos a partir de Chardonay em climas mais quentes. As notas também variam com o terroir. Em climas amenos, esta uva pode apresentar vinhos mais cítricos. Já em climas mais quentes, há uma inclinação para melão, pêssego ou até mesmo abacaxi, figo, manga e banana. 

 

O vinho, pode ainda receber outra diferenciação, já que faz parte de uma seleta lista de vinhos brancos que recebem bem o processo de envelhecimento em carvalho.

 

Esse processo gera duas personalidades diferentes, facilmente identificáveis: um Chardonay envelhecido em Carvalho apresentará uma maior cremosidade, sendo possível sentir notas de baunilha. Já um Chardonay que não passa pelo carvalho, se caracterizará por um estilo que tende para o floral.

 

Não há dúvidas mais, que estamos diante de uma nobre cepa. Seu exterior de pele verde abriga dentro de si um enorme requinte de maturação, que faz desta espécie uma excelsa obra-prima para vinhos brancos e espumantes, conquistando não apenas a região da Borgonha, mas todo o mundo.