Itália é sinônimo de vinho, e a região do Piemonte é uma das principais localidades produtoras desta bebida. Logo, cabe a nós conhecê-la mais!

 

Falando-se de vinho, todos os caminhos levam à Itália. E uma vez lá, para qualquer lado que o vento soprar, encontrará lugares mágicos onde pode sorver tintos e brancos especiais.

 

Por exemplo, a Sicília possui os vinhos mais únicos do mundo. A Toscana também desperta o paladar de apreciadores e enólogos.

 

Mas talvez não exista lugar onde pode-se beber vinho de tão alto nível quanto o Piemonte na Toscana. Vamos entender porque a seguir.

 

 

Onde Fica a Região do Piemonte?

 

A região do Piemonte está localizada no canto noroeste da Itália.

 

A área, é principalmente espremida entre Ligúria, Lombardia e Valle d'Aosta.

 

Porém, há uma pequena seção mais ao Sudeste, que compartilha, portanto, fronteira com a região de Emília-Romana.

 

É terra de castelos, vinhedos e colinas românticas envoltas em névoa…

 

Os Alpes pairam sobre esta adorável região vinícola, e o nome da região, de fato, faz referência a isso (Piemonte significa "no sopé da montanha").

 

 

Terroir do Piemonte

 

O terroir de uma certa região é a combinação do clima, solo, intervenção humana e diversos fatores geográficos que certamente irão influenciar na uva.

 

O Piemonte, por exemplo, é montanhoso, graças a estar cercado pelos Alpes, com extensas áreas montanhosas e uma paisagem diversificada.

 

E o frio que vem de lá, também ajuda muito no cultivo de uvas, propiciando, inclusive, uma alteração de temperatura entre o dia e a noite.

 

Mais de 50% dos 700 quilômetros quadrados que compõem a região de Piemonte são ocupados por vinhedos designados pelo DOC (Denominação de Origem Comprovada).

 

 

Semelhança com Vinhos Franceses

 

Embora, as condições de verão, em especial, sejam semelhantes para a produção de vinho entre o Piemonte e a região de Bordeaux, na França, a região italiana, no entanto, tem temperaturas muito mais frias durante os meses de inverno.

 

Além disso, experimenta significativamente menos chuvas durante o ano inteiro, graças ao “efeito de sombra” que afeta a precipitação, pois está próxima aos Alpes.

 

Dito isto, o ambiente da região do Piemente, é geralmente considerado hospitaleiro pelos enólogos italianos.

 

O clima e o terroir local permitem que vários tipos diferentes de uvas sejam cultivados de forma eficaz ao longo da estação de crescimento.

 

 

Os Vinhos do Piemonte

 

Os tintos...

 

Um dos elementos pelos quais a região do Piemonte é conhecida, pelo menos em relação ao vinho, é sua diversidade.

 

No entanto, são os tintos do Piemonte que são realmente capazes de virar a cabeça.

 

Se você tiver sorte, poderá encontrá-los na carta e vinhos em um de seus restaurantes favoritos. Podemos citar aqui:


1 – Barbera

 

Nenhuma uva desfruta de tanta área de plantio no Piemonte quanto a Barbera, que também é o vinho preferido ente piemonteses.

 

Com notas de frutas escuras, cacau e especiarias, os vinhos da Barbera normalmente encontram contato com o carvalho em algum momento antes do engarrafamento.

 

As versões inoxidáveis, no entanto, podem ajudar a elevar a acidez apimentada do vinho a novas alturas.

 

A maioria dos Barbera é de corpo médio e termina com notas terrosas de ervas.

 

 

2 – Nebbiolo

 

Tecnicamente agressivo e com algumas das melhores estruturas de todos os vinhos italianos, o Nebbiolo é responsável pelo Barolo e pelo Barbaresco.

 

Ambos adequados para o envelhecimento a longo prazo, podendo sofrer mudanças drásticas na garrafa ao longo do tempo.

 

Com uma década ou mais de envelhecimento, o vinho produz uma suavidade delicada que não pode ser encontrada em nenhum outro estilo.

 

 

3 – Dolcetto

 

Dolcetto apresenta baixos níveis de acidez e sabores brilhantes de frutas que lembram ameixas, framboesas e violetas.

 

Notas de pimenta se misturam perfeitamente com taninos firmes, tornando o Dolcetto da região do Piemonte, extremamente favorável à comida.

 

Embora sejam ideais quando bebidos dentro de 5 anos de produção, alguns Dolcettos apresentam níveis elevados de acidez que lhes permitem envelhecer graciosamente.

 

 

 

Já os brancos...

 

Se você acha que os vinhos da Região do Piemonte são apenas uvas tintas, pense novamente - aqui estão algumas das variedades brancas de destaque que são produzidas na região.

 

 

1 - Moscato Bianco

 

Quando se trata de brancos perfumados, o Moscato Bianco é campeão.

 

Para o olfato, vinhos feitos com esta uva, tendem a lembrar um melão maduro, com doçura suficiente para dar um acabamento floral sem ser de maneira alguma enjoativo.

 

 

2 – Chardonnay

 

Surpreendentemente, uma grande variedade de Chardonnays é cultivada e produzida na região do Piemonte, a maioria das quais termina em carvalho e traz notas de maçã, creme, abacaxi e ervas frescas.

 

A Itália pode não ser exatamente conhecida por seu Chardonnay, mas exemplares saindo do Piemonte são alguns dos melhores que você encontrará na Europa.

 

Enfim, aproveite todos os vinhos do Piemonte, e se transporte para “la bella italiajá na primeira taça!