A região da Borgonha, na França, é famosa por ser o berço real de vinhos de magnífica elegância, reconhecidos mundialmente.

 

E não há como falar dessa região sem mencionar uma de suas mais antigas primícias, a uva Pinot Noir.

 

Considerada uma das castas mais antigas de que se tem notícia, a Pinot Noir possui mais de 2 mil anos e ainda existem controvérsias em relação ao seu lugar de origem, sendo o mais provável o norte da França.

 

A origem do nome também oscila entre suposições. Uma se refere à aparência dos cachos, em pinhas. A outra, vem da cidade francesa de Pignols, localizada em Puy-de-Dôme.

 

Mas uma coisa é certa: não há quem não se renda aos encantos de um genuíno Pinot Noir.

 

 

Pinot Noir: A Cada Terroir, Uma Nuance Distinta

 

Uma das maiores excentricidades de um vinho é a possibilidade de se obter diferentes nuances através do terroir de cada casta.

 

Essa qualidade de carregar em seu sabor o terroir característico da região, torna a Pinot Noir ainda mais especial.

 

Contudo, diferentemente de outros tipos de uva:

 

Ela não é considerada de fácil adaptação a qualquer tipo de solo, sendo até mesmo uma das mais difíceis de ser cultivadas;

 

Seu solo natal (argilo-calcário) é indiscutivelmente o mais propício para seu desenvolvimento, já que essa variedade sofre com a maturação precoce, sendo terrivelmente castigada em climas mais quentes e em terras mais secas.

 

No entanto, não é impossível cultivá-la além-mar das terras francesas.

 

Quando a colheita é abundante e satisfatória, o vinho apurado dessas uvas vai encorpando identidade e personalidades distintas, sendo magnificamente esculpida pelas mãos do terroir ao qual se submeteu.

 

 

Pinot Noir: Sofisticação e Personalidade em Diferentes Notas

 

Agora que vislumbramos os encantos que envolvem a Pinot Noir, podemos adentrar no elegante sabor aveludado que seu vinho proporciona ao paladar.

 

Dentre a variedade tinta, o vinho resultante dessa maravilha do velho mundo possui uma cor mais sutil e possui a tonalidade mais clarinha da família dos vinhos tintos.

 

A bebida resultante dessa variedade é frequentemente vista como vinho para especialistas, tamanha a sua complexidade e sofisticação.

 

E note que interessante: sua relação com a Borgonha produziu tão estreitos laços que, se no rótulo da garrafa de um vinho tinto francês estiver escrito “Bourgogne”, você pode deduzir imediatamente que se trata de uma Pinot Noir.

 

Seu aroma e sabor são outros pontos intrigantes aos sentidos.

 

Um misto de tons florais com traços de frutas frescas embeleza a experiência do degustador.

 

Pode-se perceber pelo aroma que há uma mistura entre morangos e rosas, violetas e amoras, até chegar em framboesas e cerejas.

 

Em suma, o aroma elegante torna-se ainda mais embriagante quando o vinho é bem produzido.

 

Quanto às notas que podem ser sentidas, se destaca como um vinho de fácil apreciação por seu sabor fresco, elegante e delicado.

 

Essa característica faz com que essa variedade seja utilizada também na produção dos melhores champanhes e espumantes do mundo.

 

Que grande e admirável responsabilidade!

 

Por todas essas particularidades e por sua tradição que excede 2 milênios, a Pinot Noir está carregada de história e admiração massiva em todos os continentes, conquistando os experientes e extasiando os apreciadores iniciantes.