A Negroamaro é uma variedade italiana que com toda certeza vai te conquistar. Não tem como falar de uvas e vinho sem falar do país da bota. Terra de vinhos mundialmente conhecidos, a Itália é também berço da Negroamaro. Continue lendo para saber mais.

 

Com uma pujante produção, esta casta é certamente referência na vitivinicultura, tendo inclusive alguns dos maiores rótulos do mundo.

 

Bastante respeitada por sua coloração intensa, em tempos passados, servia para dar mais cor a vinhos provenientes da parte norte da Itália.

 

Hoje, a Negroamaro tem outra representatividade. Falaremos dessa uva especial e muito versátil. Acompanhe o texto, conheça-a e quem sabe torne-se mais um admirador.

 

 

 

Principais Particularidades

 

 

Esta variedade, é uma uva de casca escura que está intimamente associada à região da Apúlia, no sul da Itália, e mais particularmente em Salento, o “calcanhar” da Itália.

 

Faz-se presente em particular nas províncias de Lecce, Brindisi e Taranto. É uma das uvas mais cultivadas na Itália, com cerca de 32.000 ha.

 

O vinho produzido a partir desta uva é muito valorizado por seus taninos de médio a intensos, além da cor, muito definida como profunda.

 

Em relação aos sabores, podem-se perceber amoras, cerejas pretas e ameixas.

 

No entanto, esta variedade também tende a adicionar alguns sabores terrosos, além de produzir um vinho complexo, que é bastante aromático.

 

Em síntese, são vinhos rústicos, combinando perfume (excepcional) com um delicioso amargor.

 

De fato, esta uva não era tão popular inicialmente. No entanto, o baixo custo de seu vinho e o sabor cheio de suculência fizeram as pessoas se interessarem mais por esta variedade.

 

A saber, a uva Negroamaro produz alguns dos melhores vinhos tintos da Apúlia, principalmente quando misturada com a Malvasia Nera, casta que produz vinhos bastante perfumados, como no caso do Salice Salentino.

 

Sua origem de fato é incerta, e talvez tenha sido introduzida pelos gregos ou, ainda, por comerciantes da Ásia Menor.

 

O nome deriva do dialeto niuru maru, pela cor preta e pelo sabor amargo do vinho produzido.

 

 

 

Locais De Cultivo Da Uva Negroamaro

 

 

Como dito, a uva Negroamaro é cultivada principalmente na região da Apúlia, neste caso, onde compete com outras variantes famosas de uvas, como a uva Primitivo.

 

A uva é extremamente adequada ao clima quente de verão, relativamente resistente à seca e raramente é incomodada pelas chuvas limitadas na área.

 

O DOC de Salice Salentino, no centro da região peninsular de Salento, é, inegavelmente o lar de muitos produtores de Negroamaro.

 

Já na Austrália, a uva é cultivada nas pitorescas colinas de Adelaide, as quais, têm condições de cultivo bastante semelhantes às condições italianas.

 

Nos Estados Unidos, no entanto, elas foram introduzidas recentemente e são cultivadas exclusivamente pela vinícola Charito, em Ukiah, na Califórnia, com produção ainda muito pequena.

 

 

 

Harmonizando Com A Uva Negroamaro

 

 

As uvas Negroamaro também são amplamente utilizadas para fazer vinhos rosé, tanto varietais quanto de corte.

 

Os aromas de rosas com gerânio, morango e cereja e o sabor que equilibra o doce com amargo combinam muito bem com suflê de queijo, tortas que contenham legumes, peixe (diversos) e também sopas.

 

Enquanto isso, os vinhos mais encorpados com toda certeza são bons acompanhantes para pratos a base de massas caseiras e almôndegas regadas ao molho de tomates.

 

Vimos aqui detalhes sobre a uva Negroamaro, seu cultivo, influencia e é claro, como harmonizar para aproveitar melhor.

 

Vale a pena experimentar!